Separamos uma série de auxílios para que você, ao abrir uma empresa, venha ter muito sucesso em cada uma das etapas e se destaque como empreendedor

A democratização do empreendedorismo em tempos de crise financeira, têm seus bônus e ônus. O bônus é a própria democratização, dando acesso a muitas pessoas colocarem em prática ideias outrora esquecidas na caixinha. Por outro lado, a democratização fez com que houvesse a banalização do empreendedorismo, com muitas pessoas tomando a atitude de abrir uma empresa, mas desistindo no meio do caminho ou não tendo sucesso, por falta de planejamento ou por estar em busca de uma fórmula mágica para empreender.

Por isso, não desejamos vender esse artigo como uma receita de bolo, mas, sim, dentro da nossa experiência de mercado, ao trabalhar lado a lado do setor estratégico de diversas empresas, fornecer dicas práticas, simples, mas que fazem toda a diferença na hora de alinhar administrativamente o seu negócio ou até mesmo abrir a sua empresa.

Só para se ter uma ideia, muitas pessoas têm o desejo de empreender, mas se esquece do ponto básico e principal do empreendedorismo, que é abrir uma empresa. Então, para que você abra uma empresa e, aí sim, venha ter sucesso como empreendedor, o convidamos a acompanhar esse artigo do início ao fim.

1. Atente-se aos seus hábitos

Quando você abrir uma empresa, precisará entender que passará a ser uma pessoa visada e, com isso, precisará nutrir bons hábitos, para que possa influenciar as pessoas ao seu redor. Claro que fazer juízo de valor de hábitos é bastante relativo, mas, convenhamos, ações como organização, foco, pontualidade e disciplina são valores universais. É óbvio que esses hábitos passam pelo mínimo que você, ao abrir uma empresa, deve ter, mas os demais podem ser relacionais ao seu cotidiano, forma de tratamento para com clientes, colaboradores etc. Uma boa dica para você que quer construir novos hábitos, está no estudo feito pelo repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig que, por meio de métodos neurocientíficos, escreveu o livro “O Poder do Hábito”, onde ele fala sobre o fato de que um hábito é construído se repetido 21 dias consecutivos, sem pausas ou interrupções em meio ao processo.

2. Espaireça 

Você precisa necessariamente se dividir entre a sua vida pessoal e profissional, desligando e ligando seu alterego na medida das suas atividades. Muitas pessoas dizem que o fruto de abrir uma empresa é a perda da vida particular. Mas, na verdade, dá para se fazer as duas coisas. Para isso, você precisa ter muita responsabilidade em seu trabalho, para que quando você venha a desligar e partir para a sua vida particular, venha fazer sem nenhum tipo de preocupação.

Isto posto, seu auto avalie e veja o que mais tira o seu estresse e te faz relaxar. Se for praticar algum esporte, tire um tempo na semana para praticar. Se for assistir um filme ou maratonar uma série, tire um tempo semanal para ir ao cinema ou levantar os pés no sofá e assistir um Netflix. Se for ficar com a família, marque uma viagem com eles. São diversas as opções para que você venha se desligar do mundo empresarial e curtir o que a vida pode lhe proporcionar, até porque nada faz sentido se tivermos os recursos, mas não tivermos tempo e disposição para desfrutar desses recursos.

3. Conheça o mercado

Ao abrir uma empresa, é fundamental que você não conheça apenas sobre ela, já que muitas outras coisas envolvendo o mercado estão por trás. Por isso, você precisa conhecer o mercado com a palma da sua mão, e para isso pode contar com o auxílio direto e fundamental do serviço de contabilidade, que por meio de levantamentos e dados estratégicos, vai trazer a você as informações sobre o mercado mais relevantes para a sua empresa.

Fique atento as tendências, a sua concorrência, a mentalidade do seu público, para que você tenha sempre o controle da situação empresarial do seu negócio.

4. Tenha conselheiros

Muitas pessoas podem te ajudar a abrir uma empresa, mas apenas pessoas que já possuem conhecimento de causa poderão lhe ajudar a manter a empresa sempre no topo. Busque ter mentores, passar por constantes avaliações em coachs e um grupo empresarial que sempre lhe traga inspirações como empreendedores, fazendo com que haja um crescimento em mão dupla através das trocas de experiências.

5. Seja saudável

Ao abrir uma empresa, a sua saúde pode ser abalada, então atente-se a sua qualidade de vida, para que você não sofra com doenças, físicas e mentais, que não o permita desfrutar do seu sucesso como empreendedor.

Esteja alinhado com uma nutricionista, para que você não se deixe levar pelas comidas rápidas do dia a dia, que prejudicam a sua saúde, tire algumas horas da semana para práticas de exercícios físicos, seja por conta própria ou em uma academia com acompanhamento de um personal, mas sempre atue dentro de uma orientação médica.

Esteja atento, também a sua saúde mental, ou seja, se possível procure se consultar com um psicólogo para que a terapia sempre o mantenha esclarecido quanto as suas emoções.

6. Saiba escutar

Todo mundo vai ter algum pitaco para dar quando você abrir uma empresa, mas o empreendedor de sucesso sempre vai saber ouvir, até mesmo a mais bizarra opinião. Saiba reter os feedbacks e jogar fora todas as avaliações destrutivas e mal fundamentadas.

Busque sempre ouvir os seus clientes, principalmente, pois eles serão o porto seguro do seu negócio.

Fale Conosco

Ligue para nós