Por meio da contabilidade gerencial, você saberá o que, dentre planejamento, organização e profissionalização está indo bem e o que precisa melhorar

Um grande erro de muitos empresários é a auto-suficiência. Isso não quer dizer que a confiança é algo negativa para um negócio, porém, o excesso de confiança pode prejudicar no quesito autocrítica. Somente saber fazer não é o suficiente para o sucesso da sua empresa, por isso a contabilidade gerencial é muito importante para todo o processo de gestão do seu negócio.

Saber em que patamar a empresa está, aonde ela esteve e onde ela quer chegar é fundamental para a gestão de sucesso de qualquer empreendimento. O auxílio da contabilidade gerencial será um braço para que a empresa esteja norteada e atenta sempre aos seguintes fatores: missão, mercado, recursos, despesas e operações tributárias.

De acordo com o SEBRAE, 25% das empresas fecham as portas antes de completar o seu primeiro ano no mercado. Esses números preocupantes podem ser sanados com a contabilidade gerencial ao lado da empresa desde o seu embrião. Fatores como os citados acima, precisam estar a par da empresa antes mesmo dela iniciar os seus trabalhos.

Acertos

Com a contabilidade gerencial caminhando ao lado da sua empresa, ela, logo de cara, terá um plano de negócios, demonstrativo que mostrará de onde a empresa vem e aonde a empresa vai, de acordo com a renovação das suas perspectivas. É nessa hora que, em conjunto com a contabilidade gerencial, a empresa definirá o ramo de atuação almejado, o produto a ser oferecido, o posicionamento da empresa no mercado e o seu público-alvo, para, aí sim, definir as ações a serem tomadas.

Quando a empresa possui uma contabilidade gerencial ao seu lado, terá criada consigo uma cultura de planejamento de negócios, cuidando, assim, atenciosamente de cada etapa. A contabilidade gerencial apoiará a empresa justamente com informações e dados para que esse planejamento seja feito.

Implantar formas de controle administrativos relacionados à saúde financeira da empresa é muito importante para o sucesso do negócio. Entradas, saídas, programas de gestão financeira, orçamentos, custos etc, tudo precisa estar totalmente claro dentro do processo de gestão da empresa.

Pontos negativos

Erros existem, mas cabe a empresa dizimá-los. Agravar problemas da própria empresa é uma das falhas mais comuns no mundo empresarial e a contabilidade gerencial serve justamente para organizar todo o processo de gestão e também gerir falhas e entropias que a sua empresa venha ter.

Outro fator muito negativo às empresas é a falta de planejamento, entre eles financeiro. Cuidado com juros e empréstimos. A contabilidade gerencial é criteriosa no fator financeiro, por meio de conselhos técnicos que avaliarão a estruturação financeira da empresa.

Por fim, a falta da contabilidade nas questões tecnológicas é algo que, com o apoio da contabilidade gerencial, deverá ser arrumado.

Jornada de sucesso

A administração de uma empresa é uma arte, mas como toda a arte, embora feita dentro de um processo individual, é fruto de um planejamento coletivo. O artista plástico, por exemplo, pode até fazer uma escultura sozinha (projeto final), mas terá precisado de toda a indústria de matérias que viabilizaram a elaboração daquela escultura. O apoio da contabilidade gerencial será aquele suporte que você precisa para estabilizar a sua empresa no caminho do sucesso e das ações profissionais.

Fale Conosco

Ligue para nós