A burocracia brasileira não é novidade para ninguém. Principalmente, para quem está tentando abrir uma empresa. São necessários uma série de documentos, laudos e autorizações que devem ser estregues em órgãos municipais, estaduais e federais. Porém, tirar um CNPJ ficou mais simples com os avanços da tecnologia. Hoje é possível abrir uma empresa sem sair de casa.

Toda empresa regular precisa de um CNPJ (CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA). Esse número único funciona como o registro da empresa na Receita Federal. Ele pode ser explicado como o “CPF do seu negócio”.

Somente com um número de CNPJ a empresa conseguirá emitir notas fiscais, abrir contas em bancos, conseguir empréstimos e contratar funcionários. Além disso, é a partir desse número que a Receita realiza suas fiscalizações, principalmente, em relação aos impostos.

Abrir uma empresa sem sair de casa

Abrir uma empresa não é algo simples. Exige preparação, pesquisa e aporte financeiro. Às vezes, no meio dessa correria, o empreendedor não consegue tempo para ir até a Receita e dar entrada na papelada do CNPJ.

Porém, existe uma solução. O site da Receita Federal disponibiliza o aplicativo Receitanet. Através dele as pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio conseguem obter o CNPJ sem precisar ir até o prédio da Receita ou enfrentar filas enormes.

O processo é bem simples. O empreendedor que vai abrir uma empresa precisa de um computador com acesso à internet. Além disso, é necessário ter em mãos toda a documentação exigida para o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Dessa forma, basta seguir esse passo a passo:

1- Acesse o site da Receita Federal e baixe o Receitanet;

2- Instale o programa no computador;

3- Abra o Receitanet e acesse a opção “Cadastro”;

4- Preencha os formulários com as informações necessárias;

5- Depois de preenchido, clique em “Gravar para a Receita Federal Brasileira”;

6- Acesse o menu documentos e confira as informações e os documentos;

7- Quando tudo estiver certo clique na opção “Transmitir via Internet”.

Dicas para abrir uma empresa sem sair de casa

Antes de acessar o programa Receitanet é preciso ter algumas informações em mãos. Dessa forma, o cadastro fica mais fácil.

Primeiro, identifique em qual tipo sua empresa se encaixa. MEI; LTDA ou Sociedade Anônima. O tipo de empresa vai depender da quantidade de sócios e sua relação com o negócio.

Segundo, defina corretamente seu ramo de atividade de acordo com Classificação de Atividades Econômicas. Caso a empresa realize atividades diferentes daquelas cadastradas na Receita, ela poderá ser multada, interditada e, até mesmo, fechada.

Terceiro, tenha todos os documentos em mãos. Para obter um CNPJ serão necessárias algumas documentações como, o Número de Identificação do Registro da Empresa, Contrato Social e Registro na Junta Comercial.

Quarto, mas não menos importante, saiba em qual regime de tributação sua empresa estará inserida. A empresa pode ser cadastrada no Simples Nacional, no Lucro Presumido e no Lucro Real.

Cada regime tributário desse possui seu teto de faturamento e alíquotas de impostos diferentes. Portanto, o regime tributário adequado garante um pagamento justo de impostos.

Mesmo que seja possível abrir uma empresa sem sair de casa, ainda assim, é necessário ter a ajuda de um contador. Somente com uma orientação especializa você conseguirá todos os documentos necessários, além de avaliar corretamente qual o plano tributário ideal para a sua empresa.

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